quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Veja exercícios para estimular a criatividade

De onde vêm as boas ideias? Raramente elas surgem de repente da cabeça de uma só pessoa. São resultados de várias conexões e levam tempo para ficarem prontas. O lado bom é que o ambiente em que vivemos nunca foi tão fértil para isso.

Veja abaixo alguns exercícios que podem te ajudar a transitar entre vários padrões cerebrais de criatividade:
Palavra cruzada 

Você vai precisar de um relógio, uma palavra cruzada desafiante que você não tenha feito ainda (pegue uma de jornal, por exemplo), um lápis ou caneta e uma folha em branco. Duração: 30 minutos.
Procedimento:

- Inicie a contagem de 5 minutos no relógio.
- Concentre-se em preencher a palavra cruzada até o relógio apitar o final dos 5 minutos.
- Anote a resposta da primeira palavra na horizontal e a da primeira na vertical (se não as tiver, anote a da segunda).
- Reinicie a contagem de mais 5 minutos. Em uma folha em branco, comece a escrever uma breve história que incorpore as palavras que você anotou. Inclua como personagem da história alguém que esteja sendo pelo FBI ou CIA.
- Quando o tempo terminar, reinicie a contagem para mais cinco minutos e volte à palavra cruzada. Tente se concentrar nela, sem pensar na história que estava escrevendo.
- Reinicie a contagem por mais cinco minutos e volte à história, incorporando a primeira resposta na horizontal e a primeira na vertical (ou a segunda, se você não tiver as primeiras ou se já as tiver usado. Ou passe para as terceiras).
- Alterne entre a palavra cruzada e sua história até completar 30 minutos de exercício.

Este exercício força você a alternar o padrão mental razão (resolver palavras cruzadas) com conexão (fazer relações inesperadas entre respostas de palavras cruzadas e pessoas perseguidas pelo FBI). Você também irá passar pelos estados de absorção e visão ao pensar no roteiro de sua história.
Tente fazer esse exercício uma vez por semana. Use uma palavra diferente a cada vez. Centre sua história no resultado da palavra cruzada com algum dos temas seguintes: ser abduzido por alienígenas, ser escolhido como o cabeleireiro da Gisele Bündchen em seu próximo desfile, achar um quadro de Van Gogh escondido em um armário ou ouvir passos vindo de fora do seu quarto quando você está em casa sozinho.

2: Brainstorm e avalie 
Você vai precisar de um relógio, uma palavra cruzada desafiante que você não tenha feito ainda (pegue uma de jornal, por exemplo), um lápis ou caneta e uma folha em branco. Duração: 9 minutos.

Procedimento:
- Inicie a contagem de 3 minutos no relógio.
- Faça um brainstorm para encontrar respostas para a pergunta: para onde vou em minhas próximas férias? Gaste 3 minutos listando possibilidades, sem julgá-las. Tente gerar o máximo de ideias possíveis até o tempo terminar.
- Reinicie a contagem de mais 3 minutos. Julgue as repostas. Algumas são impraticáveis? Perigosas? Ilegais? Imorais? Corte ao menos metade delas, priorizando o que seriam suas primeiras opções.
- Marque no relógio mais 3 minutos. Imagine que sua primeira opção de férias está realmente em curso. Visualize uma cena dessas férias com o maior número de detalhes possível. Fique imerso nessa visualização até que os 3 minutos se esgotem.
- Este exercício força você a alternar entre os padrões conexão (gerar soluções criativas para um problema), avaliação (avaliar e fazer um ranking das respostas) e visão (visualizar sua resposta). Tente repeti-lo uma vez por semana. Use diferentes perguntas iniciais para o brainstorm.
Exercício 3: Tetris e Trivia 
Você vai precisar de um relógio, acesso à internet e o game Tetris (faça download gratuito, se você já não tem uma versão em seu computador). Duração: 25 minutos.
Procedimento:
- Inicie a contagem de 15 minutos no relógio. Use esse tempo para jogar o Tetris, tentando sempre melhorar sua pontuação.
- Reinicie a contagem por mais 10 minutos. Encontre a resposta para as 3 perguntas seguintes. Você pode usar qualquer fonte para ajudá-lo.
*  Quais são os nomes dos filhos de Brad Pitt e Angelina Jolie?
*  Quão altas são cada uma das cabeças esculpidas no Mount Rushmore, em South Dakota?
* Escreva uma receita de moqueca capixaba e outra de moqueca baiana.
Este exercício ajuda a transitar do padrão cerebral fluxo (o game Tetris promove o fluxo) para o da razão (encontrar uma resposta única para uma pergunta). Faça esse exercício uma vez por semana. Use diferentes perguntas para serem respondidas na segunda parte. Você pode criá-las (desde que já não saiba as respostas) ou pedir sugestões de alguém.
Fonte: Your Creative Brain (Seu Cérebro Criativo, sem versão brasileira), de Shelley Carson, PhD em psicologia e professora da Universidade de Harvard. No livro, você encontra mais exercícios que ajudam a transitar entre diferentes padrões cerebrais, além de atividades específicas para acessar cada um dos sete padrões descritos pela autora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário