quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Estudar música na infância melhora a inteligência


Crianças de 4 a 6 anos passam a ter mais facilidade com vocabulário

Além da possibilidade de se tornar um grande músico, a formação musical para crianças logo cedo pode ajudar também em outras áreas como a melhora do vocabulário. É o que diz um estudo publicado na revistaPsychological Science
Editora Globo
Contato com a música na infância pode melhorar inteligência // Crédito: Getty Images
A pesquisa foi realizada pela York University e pelo Royal Conservatory of Music de Toronto. Foram analisadas 48 crianças, na idade de 4 a 6 anos, que foram divididas em dois grupos. Um dos grupos estudou fundamentos básicos da música, como tom, ritmo e melodia. Já o segundo, teve aulas de conceitos básicos da arte visual, como formas e linhas.

Os dois grupos tiveram lições duas vezes por dia, em sessões de uma hora, ao longo de 20 dias. Antes de começar o programa, os estudantes foram testados em sua inteligência verbal e espacial. O mesmo teste foi aplicado após as aulas.

O resultado mostrou que 90% das crianças que tiveram o treinamento musical apresentaram melhora na inteligência - melhor conhecimento de vocabulário, tempo de reação e precisão.

Já no grupo que não estudou música, os pesquisadores não encontraram um aumento significativo na inteligência verbal ou mudanças no cérebro.

Veja exercícios para estimular a criatividade

De onde vêm as boas ideias? Raramente elas surgem de repente da cabeça de uma só pessoa. São resultados de várias conexões e levam tempo para ficarem prontas. O lado bom é que o ambiente em que vivemos nunca foi tão fértil para isso.

Veja abaixo alguns exercícios que podem te ajudar a transitar entre vários padrões cerebrais de criatividade:
Palavra cruzada 

Você vai precisar de um relógio, uma palavra cruzada desafiante que você não tenha feito ainda (pegue uma de jornal, por exemplo), um lápis ou caneta e uma folha em branco. Duração: 30 minutos.
Procedimento:

- Inicie a contagem de 5 minutos no relógio.
- Concentre-se em preencher a palavra cruzada até o relógio apitar o final dos 5 minutos.
- Anote a resposta da primeira palavra na horizontal e a da primeira na vertical (se não as tiver, anote a da segunda).
- Reinicie a contagem de mais 5 minutos. Em uma folha em branco, comece a escrever uma breve história que incorpore as palavras que você anotou. Inclua como personagem da história alguém que esteja sendo pelo FBI ou CIA.
- Quando o tempo terminar, reinicie a contagem para mais cinco minutos e volte à palavra cruzada. Tente se concentrar nela, sem pensar na história que estava escrevendo.
- Reinicie a contagem por mais cinco minutos e volte à história, incorporando a primeira resposta na horizontal e a primeira na vertical (ou a segunda, se você não tiver as primeiras ou se já as tiver usado. Ou passe para as terceiras).
- Alterne entre a palavra cruzada e sua história até completar 30 minutos de exercício.

Este exercício força você a alternar o padrão mental razão (resolver palavras cruzadas) com conexão (fazer relações inesperadas entre respostas de palavras cruzadas e pessoas perseguidas pelo FBI). Você também irá passar pelos estados de absorção e visão ao pensar no roteiro de sua história.
Tente fazer esse exercício uma vez por semana. Use uma palavra diferente a cada vez. Centre sua história no resultado da palavra cruzada com algum dos temas seguintes: ser abduzido por alienígenas, ser escolhido como o cabeleireiro da Gisele Bündchen em seu próximo desfile, achar um quadro de Van Gogh escondido em um armário ou ouvir passos vindo de fora do seu quarto quando você está em casa sozinho.

2: Brainstorm e avalie 
Você vai precisar de um relógio, uma palavra cruzada desafiante que você não tenha feito ainda (pegue uma de jornal, por exemplo), um lápis ou caneta e uma folha em branco. Duração: 9 minutos.

Procedimento:
- Inicie a contagem de 3 minutos no relógio.
- Faça um brainstorm para encontrar respostas para a pergunta: para onde vou em minhas próximas férias? Gaste 3 minutos listando possibilidades, sem julgá-las. Tente gerar o máximo de ideias possíveis até o tempo terminar.
- Reinicie a contagem de mais 3 minutos. Julgue as repostas. Algumas são impraticáveis? Perigosas? Ilegais? Imorais? Corte ao menos metade delas, priorizando o que seriam suas primeiras opções.
- Marque no relógio mais 3 minutos. Imagine que sua primeira opção de férias está realmente em curso. Visualize uma cena dessas férias com o maior número de detalhes possível. Fique imerso nessa visualização até que os 3 minutos se esgotem.
- Este exercício força você a alternar entre os padrões conexão (gerar soluções criativas para um problema), avaliação (avaliar e fazer um ranking das respostas) e visão (visualizar sua resposta). Tente repeti-lo uma vez por semana. Use diferentes perguntas iniciais para o brainstorm.
Exercício 3: Tetris e Trivia 
Você vai precisar de um relógio, acesso à internet e o game Tetris (faça download gratuito, se você já não tem uma versão em seu computador). Duração: 25 minutos.
Procedimento:
- Inicie a contagem de 15 minutos no relógio. Use esse tempo para jogar o Tetris, tentando sempre melhorar sua pontuação.
- Reinicie a contagem por mais 10 minutos. Encontre a resposta para as 3 perguntas seguintes. Você pode usar qualquer fonte para ajudá-lo.
*  Quais são os nomes dos filhos de Brad Pitt e Angelina Jolie?
*  Quão altas são cada uma das cabeças esculpidas no Mount Rushmore, em South Dakota?
* Escreva uma receita de moqueca capixaba e outra de moqueca baiana.
Este exercício ajuda a transitar do padrão cerebral fluxo (o game Tetris promove o fluxo) para o da razão (encontrar uma resposta única para uma pergunta). Faça esse exercício uma vez por semana. Use diferentes perguntas para serem respondidas na segunda parte. Você pode criá-las (desde que já não saiba as respostas) ou pedir sugestões de alguém.
Fonte: Your Creative Brain (Seu Cérebro Criativo, sem versão brasileira), de Shelley Carson, PhD em psicologia e professora da Universidade de Harvard. No livro, você encontra mais exercícios que ajudam a transitar entre diferentes padrões cerebrais, além de atividades específicas para acessar cada um dos sete padrões descritos pela autora.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Para acabar com os pulgões

Para acabar com os pulgões usei a receita abaixo, 1x por dia, por 2 semanas:
  • 1cm de sabão em barra neutro
  • ½L de água

Potes de vinil


Potes de vinil

Voce precisa de

Discos de vinil       
Massa epóxi       
Tinta látex branca       
Tinta aerosol verde metálico       

Passos

1
Coloque o disco a 20 cm aproximadamente da boca de um fogão. Gradue a distancia  para que o disco fique maleável e possa ser moldado facilmente.
2
Comece a dar forma pelas bordas. Trabalhe com as mãos durante o tempo que o disco conserva o calor.
3
Repita esse processo ao redor de todo o vinil para fazer um pote com formato de folha.
4
Misture e amasse os dois componentes da massa epóxi como indica a embalagem. Faça um rolo de massa e cole-o posicionando-o como uma nervura central. Deixe uma parte para fora para formar o cabo. Deixe secar.
5
Pinte a peça com tinta branca e deixe secar.
6
Por último, pinte a peça com tinta aerosol verde metálico e deixe secar.
7
Se for necessário dê mais uma demão de tinta.

vaso de tubos


Vaso de tubos

Faremos um vaso bem diferente utilizando tubos de ensaio.

Voce precisa de

Pedaços de vidro de 17 x 27 cm com 4 mm de espessura, 2
Lixa
Fita crepe
Tinta para vidro em aerosol fosca
Tubos de ensaio, 7
Cola de silicone

Passos

1
Pegue o pedaço de vidro e cole algumas tiras de fita crepe formando o desenho desejado.
2
Borrife a tinta fosca sobre o vidro e as tiras de fita crepe que foram coladas.
3
Espere secar e retire as tiras de fita crepe do vidro.
4
Passe a cola de silicone no tubo de ensaio.
5
Cole o tubo de ensaio sobre o vidro, com a parte pintada para baixo.
6
Cole os 7 tubos de ensaio sobre o vidro. Cole um no centro e três de cada lado do vidro.
7
Cole o outro pedaço de vidro, que também foi pintado, sobre os tubos de ensaio parafinalizar o  vaso.

Quadros geométricos


Quadros geométricos


Vamos fazer quadros com formas geométricas reciclando bandejinhas de isopor!

Voce precisa de

Molduras de madeira para pôster, 2
Massa corrida
Bandejas de isopor
Tinta acrílica amarela, vermelha e violeta escuro
Arame de cobre fino
Tinta dimensional transparente
Cola universal

Passos

1
Aplique a massa corrida com uma espátula sobre as molduras de madeira cobrindo toda a superfície. Faça marcas com a espátula para obter uma textura. Deixe secar.
2
Pinte as peças com tinta acrílica violeta.
3
Marque nas bandejas de isopor aros e círculos de diferentes tamanhos e espessuras.
4
Corte as peças marcadas com a ajuda de um estilete.
5
Pinte os aros com tinta acrílica amarela e os círculos com tinta acrílica vermelha. Deixe secar.
6
Enrole os aros com arame de cobre para que fiquem com relevos.
7
Aplique uma camada de tinta dimensional nos aros e nos círculos. Deixe secar.
8
Monte os quadros colando as peças nas molduras com a cola universal.